Coordenador : Marta Nidia Varella Gomes Maia
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 395823.2206.335582.11062023
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e estudantes de Pedagogia.
Objetivo
Geral: Promover o a socialização de conhecimentos e o estudo orientado sobre o tema entre os participantes, fomentando o debate nas suas unidades de trabalho. Específicos: 1Mediar encontros entre profissionais de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental difundindo conhecimentos sobre uma educação das infâncias que tenha as crianças na centralidade. 2Oportunizar o debate e o estudo sobre a organização curricular orientada por datas comemorativas. 3Dar visibilidade as questões ideológicas, políticas, econômicas e pedagógicas que permeiam a organização curricular orientada por datas comemorativas. 4Fomentar o estudo e reelaboração de práticas a partir de referências teóricas consoantes com as DCNEI. 5Propiciar o encontro entre a produção acadêmica sobre as práticas em educação infantil e os conhecimentos que transitam nas instituições de Educação Infantil. 6Contribuir para a difusão dos conhecimentos elaborados nas unidades de atuação tanto entre profissionais quanto com as famílias das crianças. 7Oportunizar a publicização das políticas e práticas que se identifiquem com a mais recente produção acadêmica sobre a Educação Infantil.
Resumo
A organização dos currículos da Educação Infantil em torno ou com marcada presença de datas comemorativas do calendário civil/religioso/comercial foi tema das pesquisas de Maia (2011; 2016) e é uma questão que ainda se apresenta de modo recorrente nessa etapa da Educação Básica, assim como nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Considerado pela autora como uma expressão de um currículo monocultural, relacionado a uma construção ideológica que produz e mantém um currículo para a Educação Infantil que se organiza por datas comemorativas (MAIA, 2017, p. 1), ele é uma expressão de práticas adultocêntricas que destoam do que preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 2010). Sendo um tema que permeia os cotidianos e as práticas, faz-se necessário promover o sistemático debate com as e os profissionais que trabalham com a Educação Infantil e com os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, assim como com graduandos, para que desnaturalizem práticas que se cristalizam na educação sem uma análise crítica coletiva. O minicurso se organizará em um ciclo de quatro encontros de três horas no modo remoto, através do googlemeet, quando pretende-se que, através do estudo de textos e do diálogo qualificado, os participantes possam construir conhecimentos que colaborem para outras formas de organização curricular para a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.